surto de toxoplasmose

Prefeito vai novamente a Brasília pedir medicamentos para a toxoplasmose

Joyce Noronha e Thays Ceretta

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, esteve nesta quarta-feira em Brasília para uma reunião com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. Até o final da tarde, Pozzobom aguardava para ter o encontro com Occhi. Contudo, o chefe do Executivo adiantou ao Diário que o foco da reunião seria o pedido de medicamentos para os pacientes com toxoplasmose e salientou que a prefeitura estuda entrar com ordem judicial contra a União. O Ministério da Saúde afirmou ao prefeito que não faltariam remédios para a cidade neste momento de surto de toxoplasmose.

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

Segundo o prefeito, esses remédios ainda não foram repassados pelo governo federal ao município, sendo que é uma obrigação da República o fornecimento de tal medicamento.  

- A procuradora do município já conversou com as procuradoras da União e informou que, se não recebermos os medicamentos que precisamos, a prefeitura vai entrar com ação judicial contra o governo federal. Quero organizar prazos com o ministro Occhi - disse Pozzobom.

O chefe do Executivo diz que a gestão comprou duas remessas do remédio para suprir a demanda inicial, mas, agora, o Executivo não consegue mais remanejar recursos para compras emergenciais. Pozzobom diz que a prefeitura investiu cerca de R$ 50 mil nas compras.

Divulgados os bairros com maior número de casos de toxoplasmose e o perfil dos pacientes

Além de buscar informações sobre os medicamentos, o prefeito também solicitaria autorização para que as coletas de água e alimentos, bem como a análise desses materiais, possam ser feitas por laboratórios da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pozzobom justifica o pedido como uma forma de dar mais celeridade aos processos de análise das amostras, que atualmente são feitas pelo Laboratório de Parasitologia e Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. 

Uma equipe de quatro pessoas foi liberada pelo governo federal para trabalhar em Santa Maria no surto de toxoplasmose. O grupo vai se unir a outros cinco profissionais que já atuam no combate ao surto.

Infectologista reforça que cuidados para prevenir a toxoplasmose ainda são necessários

ONDE ESTÃO OS CASOS 
A equipe da Vigilância de Saúde do município trabalha na elaboração de um documento que informará o nome e a quantidade de moradores que estão com toxoplasmose por bairro da cidade. A expectativa é que o material seja divulgado nesta sexta, junto com o boletim oficial de atualização dos números. O Diário teve acesso ao relatório de investigação de surto e divulgou o nome de cinco bairros com maior concentração de casos. A última informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde era que os casos foram registrados em 19 bairros da cidade. A reportagem não teve acesso ao nome dos outros 14.


Arte: Paulo Chagas 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Técnicos do Ministério da Saúde devem ajudar na investigação da toxoplasmose Anterior

Técnicos do Ministério da Saúde devem ajudar na investigação da toxoplasmose

Próximo

Laboratório de Londrina está analisando alimentos e água de poço de Santa Maria

Saúde